Visão de Dipamkara é um projeto da sangha de Ani-La (Ven. Bhikkuni Zamba Chözom) que está sendo desenvolvido na Chapada Diamantina (Bahia) com o objetivo de integrar a prática do Budismo à vida cotidiana, incentivando o pleno desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente.
Módulos do Projeto
1. O módulo espiritual/psicológico inclui a construção de um templo para ensinamentos e práticas espirituais, casas para mestres residentes, praticantes e hóspedes, além de instalações para retiros de curta e longa duração e prática de meditação e ioga.
2. O módulo social/interativo engloba:
2.1. Educação
2.1.1 Implantação de escolas de ensino fundamental com base nos princípios propostos pelas pedagogias Waldorf (Rudolf Steiner) e budista;
2.1.2 Programas de alfabetização de adultos (métodos Paulo Freire).
2.2. Saúde
2.2.1 Medicina alternativa (medicamentos fitoterápicos desenvolvidos a partir da flora local), ioga, taichi,
2.2.2 Programas educacionais de medicina preventiva (higiene e nutrição);
2.2.3 Acomodações para doentes terminais e treinamento para que profissionais de saúde
2.2.4 Meditação para pacientes portadores de doenças e dores crônicas.
2.3. Meio Ambiente
2.3.1 Pesquisa ambiental;
2.3.2 Oficinas de educação ambiental;
2.3.3 Permacultura e sua filosofia;
2.3.4 Publicações sobre flora local, ervas medicinais e permacultura.
2.4. Cultura
2.4.1 Intercâmbio cultural através de manifestações artísticas (artes plásticas, dança,
2.4.2 Pesquisa sobre as raizes étnicas e culturais da população da Chapada Diamantina.
2. 5. Capacitação profissional
2.5.1 Oficinas de arte e artesanato, incluindo cerâmica, arranjos florais, pintura, escultura e atividades afins;
2.5.2 Curso de tecelagem;
2.5.3 Cursos de corte e costura;
2.5.4 Cursos de nutrição e culinária;
2.5.5 Cursos formação de padeiros;
2.5.7 Oficina de Carpintaria;
2.5.8 Cursos de capacitação emecoturismo;
2.5.9 Cursos de permacultura fontes
2.5.10 Oficinas de capacitação emcorte e preparo de rochas para utilização na construção civil;
2.5.11 Cursos de irrigação;
2.5.12 Cursos de prevenção de incêndios, tendo emvista a grande incidência de incêndios
2.6. Geração de renda
2.6.1 Agrosilvicultura alternativa a partir do cultivo de espécies locais e frutas,
2.6.2 Hidroponia;
2.6.3 Produção de óleos naturais, medicamentos fitoterápicos, chás, essências de citronela, aloe vera, umbu, dentre outros;
2.6.4 Tecelagem artesanal;
2.6.5 Panificação;
2.6.6 Produção delaticínios;
2.6.7 Produção dejóias e semi jóias;
2.6.8 Atividades esportivas, como trekking e montanhismo;
2.6.9 Farmácia homeopática.
3. O módulo Infraestrutura
3.1. Sistemas
3.1.1 Abastecimento de água;
3.1.2 Rede de energia elétrica;
3.1.3 Infraestrutura de comunicações:
3.1.4 Construções de vias de acesso e escadarias.
3.2. Unidades
3.2.1 Templo e sala de meditação;
3.2.2 Escola, biblioteca, oficinas (carpintaria, tecelagem, artesanato);
3.2.3 Vila para abrigar a comunidade residente hóspedes;
3.2.4 Restaurantes e cozinhas;
3.2.5 Escola, salasde aulaspara cursosde capacitação e oficina,alémde biblioteca;
3.2.6 Instalações para pesquisa;
3.2.7 Instalações para atendimento terapêutico;
Idealizadora do projeto
Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.
Clique aqui e volte à página Projetos Budismo Engajado
Clique aqui e vá página Textos e Reflexões sobre a Realidade Contemporânea
Clique aqui e vá à página Reflexões sobre o Budismo Engajado
Volta à página da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário