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quinta-feira, 23 de agosto de 2007

PROJETOS BUDISMO ENGAJADO

Visão de Dipamkara: integrando o Dharma à vida cotidiana na Chapada Diamantina

Visão de Dipamkara é um projeto da sangha de Ani-La (Ven.
Bhikkuni Zamba Chözom) que está sendo desenvolvido na Chapada Diamantina (Bahia) com o objetivo de integrar a prática do Budismo à vida cotidiana, incentivando o pleno desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente.

A área onde está sendo executado o projeto pertence ao município de Mucugê, a cerca de 440 quilômetros de Salvador. Apesar de estar composta fundamentalmente por rochas, a propriedade está em perfeita consonância com a perspectiva do projeto, que pretende desenvolver não apenas uma abordagem espiritual, mas todos os aspectos inerentes ao desenvolvimento humano.

Com base nesta perspectiva, o projeto contempla três módulos principais: o primeiro, voltado aos aspectos espiritual e psicológico; o segundo, focado em atividades sociais interativas, voltadas para a comunidade local, incluindo educação, pesquisa, cura, saúde e programas de aprendizado e capacitação; e, por fim, o módulo de infraestrutura, que contempla a estrutura física da sede do projeto e todos os serviços necessários ao seu bomfuncionamento, como o fornecimento de águae energia.


Módulos do Projeto


1. O módulo espiritual/psicológico inclui a construção de um templo para ensinamentos e práticas espirituais, casas para mestres residentes, praticantes e hóspedes, além de instalações para retiros de curta e longa duração e prática de meditação e ioga.


2. O módulo social/interativo engloba:

2.1. Educação

2.1.1 Implantação de escolas de ensino fundamental com base nos princípios propostos pelas pedagogias Waldorf (Rudolf Steiner) e budista;

2.1.2 Programas de alfabetização de adultos (métodos Paulo Freire).

2.2. Saúde

2.2.1 Medicina alternativa (medicamentos fitoterápicos desenvolvidos a partir da flora local), ioga, taichi, shiatsu, entre outros, com ênfase na pesquisa de alternativas de tratamento e prevenção de enfermidades;

2.2.2 Programas educacionais de medicina preventiva (higiene e nutrição);

2.2.3 Acomodações para doentes terminais e treinamento para que profissionais de saúde possam cuidar dos pacientes no momento da morte;

2.2.4 Meditação para pacientes portadores de doenças e dores crônicas.

2.3. Meio Ambiente

2.3.1 Pesquisa ambiental;

2.3.2 Oficinas de educação ambiental;

2.3.3 Permacultura e sua filosofia;

2.3.4 Publicações sobre flora local, ervas medicinais e permacultura.

2.4. Cultura

2.4.1 Intercâmbio cultural através de manifestações artísticas (artes plásticas, dança, música, cinema);

2.4.2 Pesquisa sobre as raizes étnicas e culturais da população da Chapada Diamantina.

2. 5. Capacitação profissional

2.5.1 Oficinas de arte e artesanato, incluindo cerâmica, arranjos florais, pintura, escultura e atividades afins;

2.5.2 Curso de tecelagem;

2.5.3 Cursos de corte e costura;

2.5.4 Cursos de nutrição e culinária;

2.5.5 Cursos formação de padeiros;

2.5.6 Cursos voltados para a construção civil, com ênfase em métodos de construção voltados paraa preservação ambiental;

2.5.7 Oficina de Carpintaria;

2.5.8 Cursos de capacitação emecoturismo;

2.5.9 Cursos de permacultura fontes de energia alternativa, arquitetura alternativa, agricultura, dentre outros;

2.5.10 Oficinas de capacitação emcorte e preparo de rochas para utilização na construção civil;

2.5.11 Cursos de irrigação;

2.5.12 Cursos de prevenção de incêndios, tendo emvista a grande incidência de incêndios na região, notadamente na temporada seca, quando milhares de acres de terra são anualmente devastados

2.6. Geração de renda

2.6.1 Agrosilvicultura alternativa a partir do cultivo de espécies locais e frutas, utilizandose dos princípios da permacultura e do cultivo orgânico;

2.6.2 Hidroponia;

2.6.3 Produção de óleos naturais, medicamentos fitoterápicos, chás, essências de citronela, aloe vera, umbu, dentre outros;

2.6.4 Tecelagem artesanal;

2.6.5 Panificação;

2.6.6 Produção delaticínios;

2.6.7 Produção dejóias e semi jóias;

2.6.8 Atividades esportivas, como trekking e montanhismo;

2.6.9 Farmácia homeopática.


3. O módulo Infraestrutura e instalações inclui:

3.1. Sistemas

3.1.1 Abastecimento de água;

3.1.2 Rede de energia elétrica;

3.1.3 Infraestrutura de comunicações: telefone, fax, rádio, internet e televisão;

3.1.4 Construções de vias de acesso e escadarias.

3.2. Unidades

3.2.1 Templo e sala de meditação;

3.2.2 Escola, biblioteca, oficinas (carpintaria, tecelagem, artesanato);

3.2.3 Vila para abrigar a comunidade residente hóspedes;

3.2.4 Restaurantes e cozinhas;

3.2.5 Escola, salasde aulaspara cursosde capacitação e oficina,alémde biblioteca;

3.2.6 Instalações para pesquisa;

3.2.7 Instalações para atendimento terapêutico;

3.2.8 Instalações para área administrativa.


Idealizadora do projeto

A monja Zamba Chözom nasceu em Londres em 1948 e pratica o budismo há mais de 30 anos. Estudou na Índia, Nepal, Coréia e China, e ensina atualmente no Brasil e em Hong Kong. Seus ensinamentos focam-se na percepção mental como sendo a causa tanto do sofrimento quanto da felicidade; também como sendo um meio para a realização espiritual e a libertação definitiva.


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