Blog complementar de conteúdos que alimentam a página principal da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

MEMBROS DA REDE BRASILEIRA DE BUDISTAS ENGAJADOS - PESSOAS

Paulo Stekel (pseudônimo Danea Tage)
pstekel@gmail.com

Sou escritor, radialista, jornalista, professor de Cabala, hebraico bíblico e sânscrito, lingüista e filólogo de formação livre. Estudei com o poliglota de origem judaica José Roque Sturza (1988) as noções da língua hebraica, continuando a minha especialização de forma autodidata. Domino o espanhol, o inglês, o esperanto, o hebraico e o aramaico bíblicos, o grego do Novo Testamento (koinê), o latim, o sânscrito, o pâli, o iorubá, o sumério e o tibetano, tendo me especializado em línguas antigas e em seu aspecto sagrado.

Sou o criador do conceito de Hierolingüística, que é o estudo da linguagem e das línguas sagradas e da sobrevivência do sagrado nos idiomas modernos. Também sou especialista em didática de línguas antigas, campo de pesquisa muito recente no Brasil, tendo instruído alunos livres em cidades como Santa Maria, Porto Alegre (ambas no Rio Grande do Sul), Brasília (Distrito Federal) e Goiânia (Goiás).

Sou autor dos livros Elohê Israel - Filosofia Esotérica na Bíblia (Independente, 2001), Projeto Aurora - Retorno à linguagem da consciência (FEEU, 2003), Santo e Profano: Estudo etimológico das línguas sagradas (Grupo Editorial Fronteira Oeste, 2006) e Deuses & Demônios – verdades inauditas e mentiras anunciadas sobre os anjos (2007), além da monografia didática Método de Sânscrito para estudantes brasileiros (Independente, 2004), que se configura no primeiro método de ensino de sânscrito que considera a realidade do português do Brasil.

Escrevo artigos holísticos para diversos jornais, revistas e portais desde 1992 e atualmente sou o editor de uma revista eletrônica holística mensal totalmente gratuita chamada Horizonte – Leitura Holística, criada em novembro de 2006. É uma publicação sobre espiritualidade, meio ambiente, mudanças climáticas, tradições religiosas (entre elas a budista), terapias complementares, direitos humanos, liberdade de expressão, profecias, etc. Para recebê-la, basta enviar mensagem para o endereço hug.horizonte@gmail.com com as palavras Incluir em Cadastro.

Sou o único pesquisador latino-americano a figurar no quadro dos tradutores das inscrições arqueológicas de Glozel (França, 1924), supostamente a forma de escrita mais antiga do mundo até hoje encontrada. Fiz a minha proposta de decifração do glozélico - a língua de Glozel – em um artigo em inglês enviado ao CIER - Centro de Investigação, Estudo e Pesquisa (grupo francês de cientistas que divulga as pesquisas sobre Glozel) e atualmente disponível no site oficial do Museu de Glozel (www.museedeglozel.com/Stekel.htm). Minha pesquisa anterior sobre Glozel figura no meu segundo livro: Projeto Aurora - Retorno à linguagem da consciência (FEEU, 2003 - esgotado), disponível atualmente em versão digital (http://hierolinguistica.blogspot.com).

Ministro cursos e palestras em diversas cidades do Brasil desde 1992. Depois de morar algum tempo em Brasília, atualmente centralizo as minhas atividades na região metropolitana de Porto Alegre, onde ministro os meus cursos únicos de hebraico cabalístico, sânscrito, tibetano e línguas sagradas.



Clique aqui e volte à lista das pessoas filiadas.

Clique aqui e veja a lista das entidades e sanghas filiadas.

Volta à página da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

Nenhum comentário: