Blog complementar de conteúdos que alimentam a página principal da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

EM PROL DA MÃE TERRA

Apoia o movimento para ampliar a competência do Tribunal Penal Internacional aos crimes ambientais!

A Academia Internacional de Ciências Ambientais, uma associação presidida pelo Prêmio Nobel da Paz argentino Adolfo Pérez Esquivel e que conta, entre seus integrantes, com S. S. o Dalai Lama, está articulando um movimento global a favor da inclusão dos crimes ambientais entre as competências do Tribunal Penal Internacional da Haia, na Holanda, que julga crimes contra a humanidade.

Deste jeito, a corte internacional estaria habilitada para julgar e punir os responsáveis de desastres ambientais como Chernobyl, Bhopal, Texaco etc. e ter mais chances de evitar que os responsáveis da violência contra a Mãe Terra, como quem contribui a produzir gases que incrementam o efeito estufa através - por exemplo – do desmatamento selvagem, fiquem (e continuem se sentindo) impunes. Da mesma forma, as empresas multinacionais que cometerem crimes ambientais intencionais poderiam ser julgadas por crimes contra a humanidade.

Para apoiar a iniciativa, elaborou-se uma Carta que pode ser assinada por todas as pessoas e as organizações interessadas. A Rede Brasileira de Budistas Engajados assinou e convida tod@s os leitores deste blog a fazerem o mesmo.


Clique aqui e assine a Carta da Academia Internacional de Ciências Ambientais aos Estados signatário do Estatuto do Tribunal Penal Internacional para ampliar as competências deste último aos crimes ambientais.

Para ler a Carta em espanhol, clique aqui.

Para ler a Carta em inglês, clique aqui


Clique aqui e
vá à página Textos e Reflexões sobre a Realidade Contemporânea

Clique aqui e vá à página Reflexões sobre o Budismo Engajado

Volta à página da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

Nenhum comentário: