Blog complementar de conteúdos que alimentam a página principal da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

sábado, 18 de agosto de 2007

TEXTOS E REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE CONTEMPORÂNEA

O que são os direitos humanos? (Primeira Parte)

Por Vanessa de Castro Rosa

Primeiramente, é preciso desmistificar a visão comum sobre a expressão ‘direitos humanos’ visto que ela é carregada de preconceitos e elucubrações ardis que denigrem o real sentido do conceito, favorecendo opções políticas e sociais ditatoriais e impiedosas.

Direitos humanos não são grupos de ativistas, nem de ‘baderneiros’, nem românticos idealistas desocupados, não é religião e não é o que a mídia apresenta como tal.

Direitos humanos são TODOS os direitos dolorosamente conquistados pela humanidade e reconhecidos como indispensáveis à manutenção da vida e da dignidade das pessoas e dos povos.

Após a Segunda Guerra Mundial, período marcado pelo horror do Holocausto, surgiu uma preocupação internacional em se proteger a dignidade da pessoa humana, a fim de evitar que páginas tão cruéis da história, em que seres humanos foram considerados como ‘não-pessoas’, voltassem a sujar a memória dos povos.

Deste modo, os direitos humanos ganharam repercussão mundial como forma de proteger o mínimo existencial indispensável à dignidade humana, para que todos os seres humanos sejam reconhecidos como pessoa e como tal sejam respeitados.

Desde então, o rol destes direitos vem sendo ampliado em decorrência natural da evolução da sociedade, o que gera a necessidade de se garantir novos direitos, por exemplo, os avanços tecnológicos na ciência médica e na industria bélica fizeram nascer a bioética e o biodireito, os desastres ambientais fizeram nascer o direito ambiental, o novo papel da mulher na sociedade, os ‘direitos das mulheres’ e tantos outros exemplos.

Assim, os direitos humanos assumem um papel de norteador ético tanto para a atuação do poder judiciário como para o comportamento social, visto que prega o respeito ao ser humano, a dignidade da pessoa humana e a valorização do meio ambiente, entre outros valores.

Portanto, não se pode confundir ‘direitos humanos’ com grupos que defendem esta ou aquela bandeira, este ou aquele pensamento, a abrangência dos direitos humanos é muito maior e sua importância não pode ser enfraquecida pela má atuação de algum grupo, da mesma forma que não se pode atribuir a causa de problemas políticos e sociais aos direitos humanos, pois respeito e dignidade não é (nem nunca foi) a causa destes problemas.

Os direitos humanos representam, hoje, mais do que direitos, verdadeiras condições para a sobrevivência do planeta e dos seres humanos.

Para ler a segunda parte deste texto, clique aqui

Para ler a terceira parte deste texto, clique aqui


Poste um comentário
e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.

Clique aqui e volte à página Textos e Reflexões sobre a Realidade Contemporânea

Clique aqui e vá à página Reflexões sobre o Budismo Engajado

Volta à página da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

Um comentário:

Unknown disse...

O texto é claro e provocador. Claro porque não deixa dúvidas quanto à relevância do reconhecimento dos direitos humanos na história recente. E provocador porque indica como esse conceito pode ser apropriado por grupos cujo interesse seja justamente o silêncio desses direitos. Além do tema, conheço a autora, e posso afirmar que, em nosso convívio, sempre se fez notar a sua luta em defesa dos semelhantes, em especial das minorias.