Blog complementar de conteúdos que alimentam a página principal da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

TEXTOS E REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE CONTEMPORÂNEA

O que são os direitos humanos? (Terceira Parte)

Por Vanessa de Castro Rosa

Os direitos humanos também desenvolvem o papel fundamenal de propiciar a construção de um mundo melhor, na medida em que buscam aproximar as pessoas e torná-las mais humanas, mais sensíveis às necessidades alheias e mais abertas às diferenças.

Á medida que os direitos humanos atuam como mecanismo de busca da felicidade individual, a felicidade coletiva passa a ser uma realidade e o mundo um lugar melhor para se viver, visto que não há como se construir uma felicidade baseada exclusivamente no indivíduo.

É como ensina S.S. Dalai-Lama 1:

Quando agimos para satisfazer nossos desejos imediatos sem levar em conta os interesses dos outros, solapamos a possibilidade de uma felicidade duradoura, se moramos num lugar onde há dez outras famílias na vizinhança e nem sequer nos ocorre pensar no bem-estar delas, perdemos a oportunidade de usufruir o seu convívio. Por outro lado, se fizermos um esforço para sermos amigáveis e nos preocuparmos com elas, estaremos promovendo a nossa própria felicidade, além da felicidade delas.

Um mundo melhor é um lugar onde a dignidade está presente, as pessoas buscam a felicidade e não se julgam no direito de impedir a felicidade de ninguém, é um mundo em que as pessoas se preocupam com o bem-estar alheio através do cultivo da compaixão, da tolerância, do perdão, da solidariedade e do respeito a todas as formas de vida.

Em um mundo melhor não cabe discriminação por opção sexual, aliás, não cabe qualquer tipo de discriminação, segregação e preconceito. Em um mundo melhor as pessoas são capazes de amar e respeitam-se umas às outras, além de se preocuparem com o futuro do planeta.

Um mundo melhor é um mundo plural, diversificado, dinâmico e aberto, um lugar em que coexistem harmoniosamente: todas as cores, todas as formas de amor, todas as religiões, todas as crenças, todos os estilos, todas as culturas, todos os povos.

Contudo, é necessário lutar por este mundo, não é preciso ser negro, mestiço ou amarelo para se defender a igualdade racial, não é preciso ser mulher, para se defender os direitos destas, nem ser criança, idoso ou portador de necessidades especiais para se defender os direitos destes, não é preciso estar doente para se lutar pela saúde, não é preciso ser homoafetivo para se defender a igualdade e dignidade destas pessoas. Só é preciso de ética e coragem para fazer valer os direitos humanos.

Para ler a primeira parte deste texto, clique aqui

Para ler a segunda parte deste texto, clique aqui


[1] DALAI-LAMA. Uma ética para o novo milênio. Rio de Janeiro: Sextante, 2006, p. 46.


Poste um comentário e divida seu insight e suas considerações sobre o texto.

Clique aqui e volte à página Textos e Reflexões sobre a Realidade Contemporânea

Clique aqui e vá à página Reflexões sobre o Budismo Engajado

Volta à página da Rede Brasileira de Budistas Engajados: http://budistasengajados.blogspot.com

Nenhum comentário: